segunda-feira, 14 de julho de 2008

Terceiro ano do Projeto Escuna (2005)

Em fevereiro de 2005, convidamos uma das professoras que havia feito o Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação e trabalhava como articuladora em uma das seis primeiras escolas para compor a equipe do NTE. A equipe, neste ano, ficou composta por uma coordenadora, uma professora multiplicadora, duas estagiárias e uma servente.

Em fevereiro discutimos e reelaboramos as metas que foram anteriormente definidas, organizamos a agenda do NTE, planejamos as visitas de apresentação do Projeto Escuna nas 12 escolas, elaboramos a página do NTE, um curso para estudantes monitores e, junto com a FURG, organizamos e divulgamos o processo seletivo da segunda edição do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, que foi oferecido exclusivamente para dois professores de cada uma das 12 escolas que se integraram ao projeto neste ano, e também para um professor da SMEC.

Em abril, uma equipe composta por integrantes da SMEC, do NTE e da FURG visitou as 12 escolas que estavam começando suas atividades no Projeto Escuna em 2005, com o propósito de apresentar o Projeto, seus objetivos, a metodologia de projetos de aprendizagem para todos os professores. As reuniões foram realizadas nos dois turnos de funcionamento, assim como já havíamos feito nas primeiras seis escolas, em 2003.

Outra iniciativa do NTE foi a criação do curso de Estudantes Monitores que tem como objetivos desenvolver nos alunos habilidades relacionadas com a tecnologia e com os projetos de aprendizagem, para que esses auxiliem no trabalho realizado em sua escola.

O referido curso foi estruturado com uma carga horária de 20 horas, com a participação de dois estudantes de cada uma das escolas envolvidas com o Projeto. No ano de 2005 foram formados sessenta e quatro estudantes monitores, em duas turmas.

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