terça-feira, 8 de julho de 2008

Histórico do NTE - Rio Grande - RS

Por acreditar que a Educação possa ser definida como responsável pelo oferecimento de melhores condições, para que as pessoas realizem mais facilmente a busca de sua identidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município do Rio Grande tem sempre procurado traduzir essa busca através de um trabalho que resulte em aprendizagens significativas.

Justifica-se, assim, a criação do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) por atender alguns objetivos do Projeto ESCUNA, que representa uma nova perspectiva de atendimento aos aprendizes, qualificando-os para enfrentarem as exigências da sociedade atual.

Em 2001, a Prefeitura Municipal do Rio Grande (PMRG) obteve acesso à informação de que o Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estava financiando projetos que se enquadrassem no “Programa de Apoio a Crianças e Jovens em Situação de Risco Social” através da tecnologia e de novas metodologias. Assim, a PMRG, que tinha o desejo político de informatizar a rede municipal de ensino, buscou a parceria da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), por esta possuir em seu quadro professores e pesquisadores que já trabalhavam com metodologias inovadoras potencializadas pela tecnologia. Como fazia parte dos critérios de seleção do (BNDES) para a aprovação de projetos, possuir a capacidade técnica, gerencial e de manutenção das propostas apresentadas pelas instituições pretendentes ao financiamento”, uma das estratégias pensadas pela FURG/PMRG para atender a este critério, foi a criação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), assumiu o compromisso de subsidiar os recursos físicos e financeiros necessários para o funcionamento do NTE e disponibilizar professores do quadro municipal de ensino para coordenar e atuar como multiplicadores da metodologia de projetos de aprendizagem. Os recursos investidos no NTE fazem parte da contrapartida aos recursos recebidos do BNDES.

Assim, em 2004, após a aprovação e implementação do Projeto Escuna: Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica, dedicamo-nos à elaboração do projeto pedagógico e à organização da estrutura física do NTE.

O NTE, em parceria com a FURG, ficou responsável pelo assessoramento aos professores articuladores, sua formação e ampliação das possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação vinculada à metodologia de projetos de aprendizagem.

É um ambiente computacional com uma equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnicos qualificados que tem como objetivo ser um pólo multiplicador e inovador de ações educacionais vinculadas à tecnologia da informação e comunicação, além de dar suporte às ações do projeto ESCUNA, projeto resultante de uma parceria entre a PMRG/SMEC e a FURG com o apoio da COPESUL e financiamento do BNDES.


Nenhum comentário: