segunda-feira, 14 de julho de 2008

Discussões sobre as funções dos articuladores

Aqui trazemos algumas das funções que vêm sendo discutidas nas reuniões pedagógicas mensais com os professores articuladores:

  • · Promover reuniões pedagógicas periódicas, juntamente com a equipe diretiva e demais professores da escola que estejam envolvidos com a metodologia, com a intenção de possibilitar a ação-reflexão-ação, auxiliando-os quanto às diferentes possibilidades de orientar e estimular as investigações dos estudantes;
  • · Coordenar o “espaço tecnológico”, agendando a utilização as ferramentas tecnológicas de acordo com a solicitação e necessidade dos professores e estudantes;
  • · Administrar os limites impostos pelo tempo, espaço e pela própria tecnologia, tendo sempre como princípio a negociação baseada no respeito às diferenças e a caminhada de cada integrante do grupo;
  • · Estimular os colegas professores mais resistentes a utilizar o espaço tecnológico, auxiliando-os nesta aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia desses colegas no uso da tecnologia, estabelecendo, também, novas parcerias para o trabalho coletivo;
  • · Disponibilizar aos colegas professores e estudantes softwares, livros, revistas, jornais, endereços da Web que possam contribuir nas pesquisas e investigações dos estudantes, bem como indicar leituras e endereços na Web que possam colaborar na orientação e no aprofundamento teórico dos colegas professores;
  • · Orientar e estimular, a partir das formas de trabalho eleitas pelos estudantes e de seus objetivos e interesses, os colegas professores a propiciarem a participação e colaboração dos pais e da comunidade escolar na pesquisa do estudante, valorizando os saberes dessas comunidades e possibilitando outras conversas entre eles;
  • · Atuar de forma autônoma, ser criativo e dinâmico para sugerir, de acordo com o projeto de aprendizagem, ferramentas tecnológicas que possam contribuir para a aprendizagem do estudante;
  • · Ser autônomo na exploração e criação de fóruns, encontros virtuais, síncronos ou assíncronos, na criação de seus blogs e páginas na Web, compartilhando com os colegas professores esses e outros diferentes usos da tecnologia;
  • · Organizar e propiciar outros espaços que potencializem a construção da aprendizagem, a partir do interesse e do contexto trazido pelos estudantes, com o apoio da equipe diretiva, e juntamente com os professores envolvidos, como palestras, entrevistas, saídas de campo, visitas a museus, times de futebol, praias, bairros, oficinas mecânicas, supermercados, para que o estudante tenha a oportunidade de vivenciar aprendizagens prazerosas em outros espaços além da sala de aula.

Nenhum comentário: