segunda-feira, 14 de julho de 2008

O segundo ano do Projeto Escuna (2004)

O ano de 2004 foi de busca por estratégias para solucionar questões que foram surgindo em decorrência do primeiro ano de implementação do Projeto. A lentidão e a instabilidade da Internet nas escolas sem um aparente motivo foi um problema que demandou investigação. Concluímos que seria necessário trocar as placas de rede dos computadores; a troca foi realizada com a parceria da Copesul, que doou as novas placas dando estabilidade à rede.

Como faziam parte dos critérios de seleção do BNDES para a aprovação do projeto “a sustentabilidade institucional e financeira, a capacidade técnica, gerencial e de manutenção do projeto apresentado pelas instituições pretendentes ao financiamento”, uma das estratégias pensadas para atender a este critério foi a criação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). Portanto, no segundo semestre deste ano, dedicamo-nos à elaboração do projeto pedagógico e à organização da estrutura física do NTE.

O NTE, em parceria com a FURG, ficou responsável pelo assessoramento aos professores articuladores, sua formação e ampliação das possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação vinculada à metodologia de projetos de aprendizagem.

A Prefeitura, através da SMEC, assumiu o compromisso de subsidiar os recursos físicos e financeiros necessários ao seu funcionamento e disponibilizar professores do quadro municipal de ensino para coordenar e atuar como multiplicadores da metodologia de projetos de aprendizagem. Todos os recursos investidos no NTE fazem parte da contrapartida aos recursos recebidos do BNDES.

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